O terceiro e último dia de congresso estadual teve uma manhã com grandes nomes da Gestalt-Terapia, porém devido a compromisso no consultório participei apenas na parte da tarde e encerramento do evento.
Participei do Encontro Gestáltico (EG) ministrado por Hugo Elídio Rodrigues e Elisa Junger, sobre os temas: Abertura de horizontes para compreensão do suícidio. Compartilhando experiências pessoais e O fenômeno suicídio e sua complexidade – desmistificando e sensibilizando profissionais de saúde.
O filme Helena foi passado e todos ficaram sensibilizados, Hugo e Elisa alertaram para o fato de que o suicídio não mata somente o sujeito que o comete, mas “mata” metaforicamente todos que estão ligados a ele de alguma maneira. Chamam atenção para o trabalho delicado que deve ser conduzido com esse cliente que ou não foi eficiente em sua tentativa ou que acreditamos que possam vir a tentar o suicídio. O trabalho deve permear pela história dessa pessoa, situar esse cliente em um lugar, como pertencente a um lugar, inclusive na relação com o terapeuta, sugerem que um contrato seja feito, em que o trabalho será voltado para vida, que o trabalho terá foco na saúde, no contato. Trazendo a consciência de que ele vive em um sistema em que muitas pessoas estão envolvidas, e a morte leva esse sistema com ele.
“A pessoa nunca é um sozinho, trazer essa noção. A existência humana não pode ser reduzida a uma coisa só.” Rodrigues, H. E., 2014.
O fim da tarde foi reservado para os agradecimentos, os fechamentos gestáticos necessários e uma linda confraternização com todos os envolvidos.
